O Município de Almodôvar vai dar início à implementação do Programa de Recolha Seletiva de Biorresíduos no concelho, financiado pelo Fundo Ambiental. Este programa em como objetivo encaminhar para tratamento os biorresíduos, separados e com reduzida contaminação, permitindo assim a sua valorização.
A recolha seletiva de biorresíduos está estruturada em quatro níveis de atuação: a recolha porta-a-porta de biorresíduos domésticos, através de um projeto piloto que abrangerá uma área residencial específica; a recolha de biorresíduos não-domésticos; a recolha generalizada de biorresíduos através da integração de contentores de cor castanha nas ilhas ecológicas e/ou junto aos contentores para resíduos indiferenciados já existentes e a recolha e preparação de resíduos verdes.
O arranque do projeto teve início no dia 27 de abril, com uma apresentação realizada para duas turmas do 6º ano do Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar. Nessa ocasião, os estudantes foram desafiados a criar e dar nome à mascote do programa. A mascote vencedora será escolhida pela comunidade em votação, que ocorrerá em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A recolha seletiva de biorresíduos vai ser obrigatória em Portugal a partir de 2024. Sem a participação de todos, não será possível reduzir a quantidade de resíduos que são destinados aos aterros sanitários. A implementação deste programa “é um passo fundamental para promover a sustentabilidade e preservar o meio ambiente no concelho de Almodôvar”, sublinha o executivo municipal.