A Loja Social do Município de Almodôvar visa assegurar a distribuição de bens de vária ordem à população mais vulnerável, assumindo um papel importante no combate à pobreza na medida em que poderá atenuar algumas necessidades imediatas das famílias, através da criação de um banco de bens, novos/usados, doados por particulares ou empresas. Pretende-se ainda promover a preservação ambiental, contribuindo para o combate ao desperdício e procedendo ao reaproveitamento de bens e equipamentos.
A organização e a coordenação da Loja Social de Almodôvar são da competência da Câmara Municipal de Almodôvar, através do Gabinete de Ação Social e Psicologia. São beneficiários os indivíduos e agregados residentes no concelho de Almodôvar que, por razões de carência económica, não possam custear certos bens materiais com vista à satisfação das suas necessidades básicas.
Para a prossecução dos seus fins, a Loja Social de Almodôvar aceita doação de bens, nomeadamente:
a) Bens alimentares;
b) Brinquedos;
c) Material didático, incluindo material escolar;
d) Têxteis / Vestuário;
e) Acessórios / Calçado;
f) Produtos de higiene pessoal e doméstica;
g) Outros bens considerados relevantes, tendo em conta a capacidade existente.
O Banco de Ajudas Técnicas é uma valência da Loja Social de Almodôvar, cujo objeto consiste em prestar apoio a indivíduos em situação de incapacidade ou dependência, através da cedência temporária de equipamento técnico. Destina-se a todos os indivíduos com incapacidade ou deficiência que necessitem de ajudas técnicas, por motivos de doença ou acidente, e que pertençam a agregados familiares residentes no concelho de Almodôvar, tendo em vista atenuar as consequências da falta de
mobilidade e da deficiência, com intuito de proporcionar ao individuo a possibilidade de realizar as tarefas quotidianas, com a maior normalidade possível, melhorando o seu bem-estar.
A Loja Social de Almodôvar foi inaugurada dia 17 de novembro de 2014 e está aberta ao público na Rua do Arco n.º 7, na Vila de Almodôvar. Todos os bens são cedidos aos beneficiários a título gratuito.