“Na cidade educadora, a educação transcende os muros da escola para permear toda a cidade...”
(in. Preâmbulo da Carta de Cidades Educadoras, act. 2020)
A adesão do Município de Almodôvar à Associação Internacional das Cidades Educadoras* (AICE) foi aprovada por deliberação da Câmara Municipal, na sua reunião de 19 de maio de 2021, e da Assembleia Municipal, na Sessão decorrida a 23 de junho do mesmo ano. Desde então, Almodôvar passou a fazer parte do conjunto de mais de 500 cidades/localidades distribuídas por cerca de 35 países de todos os continentes do mundo que estão firmemente comprometidos com a educação como ferramenta de transformação social que promove o intercâmbio de ideias, reflexões e boas práticas.
A Carta de Cidades Educadoras, formada por um preâmbulo e 20 princípios, constitui o roteiro adotado para construir cidades que educam ao longo da vida, amigáveis, acessíveis, dinâmicas, sustentáveis, saudáveis, inclusivas, participativas, justas, criativas... Em Almodôvar, Cidade Educadora, a educação constitui uma ferramenta de transformação social. Falamos de uma educação ao longo de toda a vida que atravessa as diferentes esferas da vida dos cidadãos e cidadãs. Por sua vez, a educação constitui o eixo central do projeto de cidade. É uma aposta política que implica tomar consciência de que as diferentes políticas e atuações municipais transmitem conhecimentos e educam, de forma intencional ou não, com determinados valores e atitudes. A Cidade Educadora implica também uma governança em rede, que se fundamenta na transversalidade de ação entre áreas municipais e no diálogo e colaboração entre o governo municipal e a
sociedade civil, com o objetivo de mobilizar e articular o máximo número possível de agentes educativos que incidem no território.
Informação adicional em https://www.edcities.org/
Consulte:
Princípios das Cidades Educadoras: