De forma a conferir expressão a uma das atribuições dos Municípios, a Câmara de Almodôvar e a Assembleia Municipal aprovaram a criação de um Fundo de Emergência Social, definido como um mecanismo excecional de resposta a graves situações de carência socioeconómica de pessoas ou agregados familiares, decorrente da situação económico-financeira que Portugal atravessa.
Desta forma, o Município dá resposta aos indivíduos ou famílias que, momentaneamente, se confrontam com situação de pobreza ou grande risco de pobreza e não conseguem responder à satisfação das suas necessidades mais imediatas e essenciais.
A sinalização da situação de carência compete aos serviços da Câmara Municipal e às Juntas de Freguesia, e a sua análise e instrução será efetuada pelo Gabinete de Ação Social e Psicologia, em articulação com o Instituto da Segurança Social e restantes instituições que
integram a Rede Social de Almodôvar.
Os pedidos de apoio devem ser feitos mediante preenchimento e entrega de impresso próprio no Gabinete de Ação Social e Psicologia do Município. Informações adicionais na listagem de documentos abaixo ou na Câmara Municipal de Almodôvar.