Como forma de resposta aos desafios colocados pelo ensino à distância no âmbito da pandemia de Covid-19 que vivemos, o Município concebeu em abril de 2020 o Programa Tecnológico de Apoio aos Alunos (PTAAL), que visa colmatar a ausência de meios tecnológicos de suporte aos alunos/famílias que não dispõem de meios de acesso e participação nas sessões de aprendizagem.
Finda a Fase I deste Programa, e confirme publicitado pelo Edital n.º 9/2021, de 26 de janeiro, foram aprovadas as Normas de Funcionamento da Fase II do PTAAL, documento que estrará em vigor no dia imediatamente a seguir à sua publicação, ou seja, dia 27 de janeiro de 20211. As candidaturas estarão abertas até dia 5 de fevereiro.
Recorde-se que este Programa compreende a cedência de equipamento informático e/ou de acesso à internet durante o tempo necessário para garantir o ensino à distância (computador portátil e/ou router), e destina-se aos alunos que frequentam qualquer estabelecimento de Ensino do Agrupamento de Escolas de Almodôvar e que tenham a sua residência no Concelho de Almodôvar (Pré-Escolar, o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, previamente referenciados pelo/a respetivo/a Educador/a de Infância, Professor/a Titular ou Diretor/a de Turma).
Como aceder?
- O/A Educador/a de Infância, Professor/a titular ou Diretor/a de Turma, em contacto direto com os/as Encarregados/as de Educação, efetua o levantamento dos alunos com necessidades de equipamento e disponibiliza um Formulário para os Encarregados de Educação preencherem e entregarem, para aferição de dados individuais de cada aluno identificado.
- O/A Educador/a de Infância, Professor/a Titular, ou Diretor/a de Turma fica responsável pelo encaminhamento do formulário ao responsável do Agrupamento de Escolas de Almodôvar que, por sua vez, o fará chegar ao Gabinete de Educação do Município, para respetivo tratamento.
- As candidaturas deverão ser entregues até ao dia 5 de fevereiro de 2021.
Aprovação das candidaturas e levantamento de material
Após análise das candidaturas, o processo será submetido à apreciação e aprovação do Presidente da Câmara Municipal ou da Vereadora com delegação de Poderes. Proferida a decisão, os/as Encarregados/as de Educação serão contactados/as pelos serviços municipais, a informar dos resultados. Os/as candidatos/as que tenham visto a sua candidatura aprovada serão contactados pelos serviços municipais, tendo em vista o agendamento da data e hora em que poderão proceder ao levantamento do(s) equipamento(s) solicitado(s), junto do Gabinete de Informática do Município de Almodôvar.
Apoio para resolução de problemas técnicos com os equipamentos
Foi criada uma linha de apoio técnico na área da informática para ajudar a resolver questões técnicas relacionadas com uso dos equipamentos informáticos, disponível nos números 286 240 012 e/ou 965 279 222.
No ato de entrega do material, o/a Encarregado/a de Educação deverá:
- Tomar conhecimento e assinar Termo de Responsabilidade pelo qual garante que terá o devido zelo pelo equipamento cedido (quer se trate de router ou de computador portátil), e assumirá eventuais despesas de reparação que não se encontrem cobertas pela garantia do equipamento (Anexo II);
- Tomar ainda conhecimento de que, caso um dos equipamentos cedidos seja um router:
▪ O beneficiário dispõe de 6 meses de utilização gratuita, com plafond limite de 75GB de dados por mês;
▪ Caso seja ultrapassado o plafond de dados mensal, ou o período de utilização gratuita, e o beneficiário e quiser continuar a usufruir do acesso à internet, a respetiva despesa fica exclusivamente a cargo do/a Encarregado/a de Educação.
Consulte abaixo toda a informação e documentos necessários para o processo de candidatura. Em caso de dúvidas e/ou questões adicionais, contacte o Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Almodôvar através do 286 660 600.