Agora que chegou ao povoado das Mesas do Castelinho, propomos que olhe para os painéis informativos, que se localize, e que siga as indicações do circuito de visita.
Mas antes, uma breve contextualização deste local, que lhe permitirá um olhar mais atento para os vestígios deste povoado amuralhado:
Fundado na 1.a metade do século IV a.C. e ocupado até ao início do século II d.C., aqui viveu uma população da Idade do Ferro, a que se juntaram depois conquistadores de Roma que impulsionaram o crescimento urbanístico deste lugar. Mais tarde, entre os séculos IX e XI d.C., uma pequena fortificação islâmica, mais elevada, deixou aqui o registo da presença de guerreiros mouros.
E de um passado mais remoto para um tempo mais próximo, uma lenda! A lenda do Homem-Lagarto -que contaremos mais à frente. Mantida pela tradição oral, associava este povoado a tesouros escondidos pelo tempo. Infelizmente, em 1986, esta crença levou à destruição de boa parte dos vestígios da Plataforma Superior e da encosta oriental.
Classificado como Imóvel de Interesse Público, este sítio é, desde 1989, alvo de um projeto de investigação arqueológica e de desenvolvimento local!
Pontos de interesse para visitação:
- Miradouro
- Plataforma "A" - Época Romana e Islâmica
- Plataforma "A" - Idade do Ferro
- Plataforma "B" - Época Romana, ruas
- Muralhas
- Plataforma "B" - Época Romana, habitação e trabalho
- Cerâmica e Ânforas
- Plataforma "B" - Época Romana, quarteirões
- Plataforma "A", casas e fornos
- Lenda do Homem-Lagarto
- Percurso Pedestre
Audioguias:
Língua Gestual Portuguesa: