Designada de plataforma "B", neste local podemos observar 3 ruas do séc. II a. C., da época romana. Neste momento estamos na Rua 1, que fica entre dois quarteirões residenciais. Aqui - à semelhança do que ainda existe em muitas zonas urbanas antigas - as casas possuíam grandes pedras nas esquinas para as proteger das carroças que circulavam por entre as ruas apertadas.
Estas ruas eram frequentemente remodeladas e aqui foi encontrada uma Estela com escrita do Sudoeste. Este importante vestígio cultural da 1.a Idade do Ferro foi trazido de um local desconhecido pelos romanos, sendo um dos mais importantes achados, graças à extensão preservada de texto que a compõe - e que pode ser vista no Museu da Escrita do Sudoeste em Almodôvar.
No período da Roma imperial o traçado da rua modificou-se, refletindo já o declínio deste povoado, que levaria ao seu abandono no século II d.C., consequência da criação da província romana da Lusitânia e a fundação de novas cidades e vias de acesso longe daqui.
Audioguias:
Língua Gestual Portuguesa: