No âmbito do combate ao vírus SARS-CoV-2, foi criado o selo "Clean&Safe", que reconhece as empresas do setor do Turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o vírus. Esta medida, dinamizada pelo Turismo de Portugal e envolvendo, entre outros, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE), o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e em estreita articulação com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as diversas Associações do Setor, procura sensibilizar todos os intervenientes na cadeia de valor do Turismo – desde o alojamento e a restauração, até ao rent-a-car e aos guias-intérpretes passando pela animação turística e pelo golfe - para os procedimentos mínimos de segurança sanitária a adotar.
Com esta iniciativa, o Turismo de Portugal pretende transmitir às empresas e profissionais informação sobre as medidas mínimas necessárias de distanciamento social, de higiene e limpeza dos estabelecimentos, mas sobretudo, promover Portugal e as suas regiões como destino seguro, do ponto de vista dos cuidados a observar para uma coerente e eficaz manutenção das condições que evitem a propagação do novo coronavírus, numa atuação concertada que envolve profissionais e empresas do setor e apelando à responsabilidade de todos. Simultaneamente, incentiva a retoma do setor a nível nacional e internacional, reforçando a confiança no destino Portugal e nos seus recursos turísticos.
A informação relativa aos estabelecimentos aderentes ao selo "Clean & Safe" pode ser encontrada na plataforma digital “Clean & Safe”. Aí, além da lista completa e georreferenciada dos estabelecimentos aderentes, com informação como a localização e os requisitos que devem cumprir, é possível a avaliação por clientes e turistas do grau de satisfação relativo ao desempenho das empresas aderentes quanto ao cumprimento dos requisitos do selo.Todos os empreendimentos turísticos, empresas de animação turística e agências de viagem, empresas que possuem um registo oficial junto da Autoridade Turística Nacional podem solicitar gratuitamente a declaração como estabelecimento “Clean and Safe”. Depois de submetida a “Declaração de Compromisso” por parte das empresas, estas poderão utilizar o símbolo, quer fisicamente nas suas instalações, quer nas plataformas digitais. Este reconhecimento terá a validade de um ano e exigirá a implementação de um protocolo interno que irá assegurar a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garantir os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.
Informe-se, proteja os seus clientes e dinamize o seu negócio, transmitindo confiança e garantindo a segurança de todos!
Para informação informação adicional, poderá consultar:
https://portugalcleanandsafe.com
FAQ Selo Clean & Safe
Selo Clean&Safe - http://business.turismodeportugal.pt/
Empreendimentos Turísticos - Requisitos a cumprir
Alojamento Local - Requisitos a cumprir
Animação Turística com instalações físicas - Requisitos a cumprir
Animação Turística sem instalações físicas - Requisitos a cumprir
Agências de Viagens e Turismo com instalações físicas - Requisitos a cumprir
Agências de Viagens e Turismo sem instalações físicas - Requisitos a cumprir