Com a coordenação técnica do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UC) da Universidade de Coimbra, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) lançou no passado dia 3 de março o projeto Atlas de Saúde, cujos principais objetivos são avaliar a saúde e o bem-estar da população residente nos municípios da RPMS e apoiar a definição de políticas e estratégias municipais de promoção da saúde.
A primeira fase do projeto irá englobar a identificação, seleção, recolha de dados, análise e tratamento estatístico de indicadores. A segunda fase do projeto engloba a construção e aplicação de um índice multidimensional de saúde com capacidade para avaliar a saúde da população dos municípios da RPMS em múltiplas dimensões. O objetivo final é a criação de uma plataforma tecnológica assente em sistemas de informação geográfica, de acesso público, para disponibilização online do Atlas de Saúde da RPMS, que será monitorizada e atualizada periodicamente.
Neste momento, a par com a recolha e análise de indicadores estatísticos, está a ser desenvolvido um inquérito à população residente para identificar problemas, necessidades e expectativas em relação às condições do lugar de residência e à forma como estas influenciam a qualidade de vida e bem-estar. Atendendo ao atual contexto de pandemia de COVID-19, este inquérito integra ainda questões relacionadas com a doença, tais como o impacto do estado de emergência e do isolamento social na vida dos munícipes e a resposta local à crise provocada pela pandemia.
Este inquérito é realizado de forma anónima e exclusivamente online, sendo o seu preenchimento pelo maior número possível de indivíduos fundamental para o sucesso do projeto e correta caracterização do Concelho de Almodôvar. Ajude-nos a caracterizar a nossa população e a identificar as suas necessidades e expetativas! Preencha o inquérito em:
https://pt.surveymonkey.com/r/saude-municipios