A Câmara Municipal de Almodôvar promoveu no passado dia 6 de junho a sessão de apresentação das propostas para mascote do programa de recolha seletiva de resíduos no concelho. A iniciativa teve como objetivo permitir que a população pudesse escolher a sua mascote preferida, dando-lhe a oportunidade de participar ativamente na definição da identidade visual do programa”. Para isso, foram criadas várias propostas de mascote pelos alunos e professores da Escola Básica e Secundária Dr. João de Brito Camacho, de Almodôvar.
De referir que houve a participação especial dos formandos finalistas do Curso Profissional de Técnico/a de Gestão do Ambiente e Agrupamento de Escolas de Almodôvar, para esclarecimentos sobre a adoção de melhores práticas em termos de separação de biorresíduos. Esta colaboração entre a autarquia e as escolas locais “reforça o envolvimento da comunidade educativa nas questões ambientais e promove uma maior consciencialização sobre a importância da recolha seletiva de biorresíduos”, sublinha o executivo municipal.
As propostas de mascote refletiram a criatividade e o empenho dos alunos envolvido, e foram apresentadas à população no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que teve lugar no dia 5 de junho. A escolha da mascote final foi baseada nos votos recolhidos durante o evento, e a mascote vencedora passa a ser adotada como símbolo do programa de recolha seletiva de biorresíduos do Município de Almodôvar.
Esta iniciativa “demonstra o empenho da autarquia em promover práticas sustentáveis e incentivar a participação ativa da população na preservação do ambiente” destaca o executivo da Câmara Municipal.
Assim, já é conhecida a mascote adotada para o programa. Recorde-se que, estiveram a votação 20 ideias / propostas de mascote.
Em 1º lugar, ficou a mascote “doce Milho”, com 101 votos, que passa assim a ser a Mascote Oficial do projeto.
Em 2º lugar, está a “Compostinho”, com 94 votos.
Na terceira posição surge a mascote “Sr. Bolotas”, com 75 votos.
Em 4º lugar a mascote “Biosi, o composto amigo”, que recolheu a preferência de 14 eleitores.
Com a introdução do programa de recolha seletiva de biorresíduos, a Câmara Municipal de Almodôvar “reforça o seu compromisso com a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável do concelho, procurando sensibilizar os munícipes para a importância da separação correta dos resíduos orgânicos e promovendo ações que contribuam para a redução do impacto ambiental”.