Instalação de Piscinas Flutuantes na Barragem do Monte Clérigo é a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2021
publicado a 13 de Outubro de 2021
Listagem de documentos:
Início • Notícias • Instalação de Piscinas Flutuantes na Barragem do Monte Clérigo é a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2021
O Município de Almodôvar informa que, após votação dos jovens de Almodôvar, já foi apurado o projeto vencedor da edição de 2021 do Orçamento Participativo Jovem.
De acordo com as Normas de Participação nesta primeira edição do OPJ, foram aceites propostas que tiveram como temática central “Melhorar a Qualidade de vida e bem-estar no concelho”, tendo como enquadramento os indicadores que compõem o Índice de bem-estar, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estatística.
Tanto para apresentação de propostas como para a sua votação, puderam participar no OPJ os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, que residem, trabalham ou estudam no concelho de Almodôvar.
Neste momento, terminada a fase de votação dos projetos, que decorreu de 1 a 31 de agosto, e decorrido o ato eleitoral que levou ao adiamento da apresentação pública dos vencedores, já é possível anunciar o projeto vencedor desta primeira edição do OPJ. A votação na lista de projetos final, analisada pela Comissão de Análise Técnica e aprovada pelo Presidente da Câmara Municipal, decorreu por via eletrónica, acessível na plataforma criada para esse fim (em https://opj.cm-almodovar.pt/).
O projeto mais votado do OPJ2021 foi proposto por Tiago Miguel Martins Encarnação, Alexandra Isabel Rufino Figueira Rodrigues e Inês do Carmo Monteiro Parrinha Saleiro e prevê a Instalação de Piscinas Flutuantes na Barragem do Monte Clérigo, de Almodôvar. Estipula um investimento de 46.855€, enquadrando-se nas áreas da Saúde, Relações Sociais e bem-estar; Ambiente e Valorização do Edificado.
O Município de Almodôvar felicita o projeto vendedor e todos os que estiveram a concurso, congratulando-os pelo exemplo dado de participação democrática, pelo interesse no seu Concelho e na melhoria das condições de vida de todos os seus habitantes! Uma equipa de técnicos municipais irá agora melhorar o projeto para que a sua concretização possa avançar assim que possível. Recorde os pormenores:
Instalação de Piscinas Flutuantes na barragem do Monte Clérigo, de Almodôvar.
Propõe a instalação de uma plataforma aquática composta integralmente por cubos de plástico e livre de qualquer manutenção, podendo deste modo permanecer dentro de água, salgada ou doce, por um período de tempo indefinido, mas cuja duração útil de vida, é assim, longa e resistente a quaisquer raios ultravioleta, ácidos ou óleos. Sendo o processo de montagem da mesma simples, este não carece consequentemente do uso de materiais demasiado complexos. No contexto da sugestão referida, pretende-se executar uma zona de banho que permita aos utilizadores desfrutarem da barragem, bem como incluir uma zona de solário onde os almodovarenses e demais visitantes consigam usufruir de um tempo de descanso, enquanto aproveitam o sol e o clima quente que o nosso Alentejo tem para oferecer ao longo de toda a época balnear (ver descrição detalhada do projeto na plataforma do Orçamento Participativo Jovem 2021, link acima).