A Missão País 2022 está de regresso a Almodôvar, após ter marcado presença no concelho em 2020. O objetivo, é, segundo Salvador Ribeiro, Chefe Geral da Missão, a nível local, com conjunto com Luísa Correia, explica que “o objetivo da iniciativa é movimentar jovens universitários para regiões do interior do país, para que seja possível tornar viva esta missão, que acreditamos que resulta da junção do voluntariado com a Fé”. Este responsável acrescenta que “a ideia é também deixar de lado o individualismo, muito comum na juventude, e meter mãos à obra nesta missão”. Ao todo, um Padre e 44 jovens, dos 18 e os 23 anos, ao longo de 7 dias (de 12 a 19 de fevereiro) estarão na Vila de Almodôvar a desenvolver várias atividades.
Os jovens missionários presentes irão realizar, através de vários grupos (comunidades) uma peça de teatro, no Cineteatro Municipal, no dia 19, com sessões às 10h e às 12h, designada “Por Linha Tortas”, e que é aberta a toda a comunidade. Para além desta representação vão pintar, durante a semana, o exterior da Ermida de Santo Amaro, com o objetivo de pôr mãos à obra numa missão mais física e mais material” adianta Salvador Ribeiro. Outra das atividades previstas, prende-se com “o portão-a-portão”, ou seja, atividades de rua que contemplam, por exemplo, a interação pessoal com a comunidade, tal como cantar na rua”. “Devido à Covid-19, não é possível uma interação tão direta quanto gostaríamos” afirma também Luísa Correia.
Na Escola Dr. João de Brito Camacho, estes jovens irão desenvolver jogos com a comunidade letiva, atividade está inserida na disciplina de cidadania. “Com estes jovens, pretendemos passar um testemunho do que é o ser jovem universitário e ao mesmo transmitir alguma experiência de vida e valores, como a amizade, responsabilidade, autoconhecimento. Ainda na escola EB 2,3/S de Almodôvar, a missão vai trabalhar conjuntamente com o CLDS 4G “Altamente Almodôvar”, para a construção de uma horta comunitária que servirá “como espaço de convívio", esclarece Salvador Ribeiro. Em conjunto com o CLDS 4G Altamente Almodôvar, os jovens missionários irão levar a cabo uma oficina de chocolates, para depois serem distribuídos à comunidade sénior, o objetivo é “adoçar um pouco mais a vida desta camada etária”.
Também a CERCICOA faz parte dos planos desta missão. Assim, estes jovens, através do programa POPMC, irão ajudar a construir cabazes alimentares para posterior distribuição a 197 pessoas mais carenciadas do concelho. Ao longo destes dias, a missão vai estar envolvida em projetos, conjuntamente com os Escuteiros e com a Catequese, através da realização de vários jogos e atividades. Diariamente, haverá ainda a celebração de eucaristia e a oração do terço, a partir das 18h15 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar, a ter início já nesta segunda-feira, 14 de fevereiro.
A Missão País tem como lema “inspirar gerações que vivam a Fé Católica em Missão” explica Salvador Ribeiro. A nível nacional estão envolvidos, anualmente, cerca de 3500 jovens universitários, divididos por 63 missões a nível do país. Em Portugal, o projeto teve início em 2003, pela mão da Universidade Nova de Lisboa e rapidamente ganhou fôlego em todo o território. Por norma, as missões acontecem durante três anos em cada uma das regiões. Salvador Ribeiro sublinha que “em cada ano existe um lema próprio, o deste ano intitula-se Coragem! Levanta-te, que Ele chama!”.
Os jovens missionários convidam, deste modo, toda a comunidade almodovarense a estar atenta à Missão e a participar nas várias atividades que vão ser realizadas localmente. A Câmara Municipal de Almodôvar apoia os jovens missionários, através de toda a logística das operações e ainda através da cedência de alojamento, na Residência de Estudantes e dos transportes para a Igreja de Santo Amaro.