No próximo dia 6 de outubro os portugueses serão chamados às urnas para votar nas Eleições Legislativas 2019. Neste ato eleitoral, são eleitos os 230 deputados que farão parte da Assembleia da República nos próximos 4 anos e, consequentemente, o novo Governo e Primeiro-Ministro (mais informação sobre as Legislativas 2019 em www.cne.pt/content/eleicoes-para-assembleia-da-republica-2019).
Em Portugal, a eleição da Assembleia da República é feita segundo o Método de Hondt, amplamente aplicado em todo o mundo para composição de órgãos de natureza colegial, como é o caso da nossa Assembleia da República, e que permite converter uma votação em mandatos fazendo corresponder o número de eleitos por cada candidatura concorrente ao número de eleitores que escolheram votar nessa candidatura (mais informação sobre o Método de Hondt em www.cne.pt/content/metodo-de-hondt).
Porque o seu voto é importante, saiba antecipadamente o local e a mesa onde irá votar. A partir de 22 de setembro verifique a sua situação no recenseamento eleitoral (freguesia de inscrição, local e secção de voto) através de uma das opções:
- Portal do Recenseamento - www.recenseamento.mai.gov.pt
- App "MAI Mobile"
- SMS 3838 - envie RE (espaço) Número de B.I./C.C. (espaço) Data de Nascimento (formato AAAAMMDD). Ex: RE 12345678 20191006
- Linha de Apoio ao Eleitor - Ligue 808 206 206 (custo de chamada local)
- Junta de Freguesia - peça informações na sua Junta de Freguesia.