Segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) enviadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Município de Almodôvar informa que, devido às condições meteorológicas que se têm vindo a verificar, nos próximos dias o índice de risco de incêndio estará em nível muito elevado ou máximo na generalidade dos municípios das regiões interior Norte e Centro, Alentejo e Algarve. É expectável a ocorrência de tempo quente e seco com temperatura mínima acima dos 20ºC, condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.
A ANPC e o Município de Almodôvar recordam que, de acordo com a legislação em vigor, não é permitido neste momento:
Realizar queimadas ou fogueiras para recreio, lazer ou confeção de alimentos;
Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Se efetuar trabalhos agrícolas e florestais mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras e abasteça as máquinas a frio em locais com pouca vegetação; tenha cuidado com as faíscas quando trabalha com máquinas.
A ANPC e o Município de Almodôvar recomendam ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANPC e do IPMA, juntos dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.