Neste dia 3 de dezembro de 2024, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Município de Almodôvar destaca a importância de reconhecer e valorizar as pessoas com deficiência em todos os aspetos da sua vida, celebrando a diversidade e a inclusão.
A diferença não é ser diferente! Muitas vezes, associamos a ideia de diferença a algo que é separado do que consideramos "normal", como se as pessoas que se apresentam de formas distintas — seja nas suas origens, habilidades ou perspetivas — fossem algo à parte do todo. Mas, se olharmos com mais atenção, podemos perceber que a verdadeira diferença não está em ser "diferente" e sim em como a sociedade estrutura e impõe o conceito de “normalidade”. Quando pensamos na diferença como algo que nos separa, caímos na armadilha da exclusão. A verdadeira riqueza da diversidade está em perceber que todos somos diferentes, mas essas diferenças fazem parte de um todo, que é um só. Todos nós, independentemente das nossas características, somos seres humanos com experiências, desejos e desafios próprios. O que nos torna “diferentes”, então, não é a nossa essência, mas a maneira como a sociedade trata essas diferenças. E só através da empatia, do respeito e da compreensão, podemos perceber que a diversidade não é uma barreira, e sim uma força.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade para refletir sobre as barreiras que ainda existem, tanto físicas quanto sociais, e o quanto precisamos avançar para construir um mundo mais acessível, justo e igualitário. É uma oportunidade para reconhecer que não é a deficiência que define uma pessoa, mas sim as oportunidades e o apoio que ela recebe.
No Município de Almodôvar, ao promovermos a inclusão através de programas como “Almodôvar+Inclusivo”, que desde 2019 vem integrando trabalhadores com incapacidade ou deficiência no contexto real de trabalho através de contratos por tempo indeterminado, procuramos garantir que todas as pessoas, independentemente das suas condições, possam participar ativamente da sociedade, alcançar seu potencial e contribuir para um futuro melhor.
Neste dia 3 de Dezembro, o Município reitera o seu compromisso com a igualdade de direitos, com o respeito pela dignidade humana e pela eliminação de preconceitos e estigmas. Que possamos, todos os dias, trabalhar para um mundo mais inclusivo, onde cada pessoa com deficiência tenha a chance de viver plenamente e sem limitações impostas pela sociedade.