A partir das 15h00 de dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, o Município de Almodôvar volta a organizar aquele que já é considerado um dos melhores Corsos Carnavalescos da região do Baixo Alentejo e que atrai habitualmente muitos visitantes à nossa Vila.
Após dois anos sem se realizar por causa da Pandemia de Covid-19, o Carnaval de Almodôvar volta assim a reunir os foliões em carros alegóricos e apeados, que irão desfilar pelas principais ruas da Vila de Almodôvar, com partida da Praça da República. Este ano a autarquia escolheu o tema "Saúde e/ou Alimentação" como mote para as participações no Carnaval, e os participantes envolvidos estarão, naturalmente, à altura de responder ao desafio através da sua criatividade e irreverência. O desfile carnavalesco conta ainda com a participação dos “Makumbas”. Após o final do desfile, na Praça da República, a partir das 17 horas, haverá um concerto com a banda "Samba Sem Fronteiras", que continuará a animar a tarde de Carnaval em Almodôvar, prolongando assim o espírito carnavalesco ao longo da tarde.
O Município de Almodôvar atribuirá, à semelhança das edições anteriores, prémios de participação a todos os grupos, desde que o júri considere que houve algum cuidado na apresentação dos mesmos, incluindo prémios para os grupos apeados e para os grupos em carros alegóricos. No final, para além dos prémios de participação, serão atribuídos prémios de classificação aos melhores grupos/participantes individuais.
No âmbito das comemorações e preparativos do carnaval 2023 realiza-se ainda este sábado, 18 de fevereiro, um Baile de Carnaval com Ricardo Glória e Nelson Santos, iniciativa que decorre no Salão dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar e é organizada pelo Núcleo de Almodôvar da JuveBombeiro com o apoio do Município, da União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires e do CLDS 4G "Altamente Almodôvar". O objetivo do evento é eleger, durante o baile, o Padrinho e a Madrinha do Carnaval de Almodôvar 2023 que irão desfilar no corso de Carnaval no dia 21 de fevereiro.
Nota importante: os participantes com idades entre os 14 e os 18 anos terão de apresentar uma declaração de consentimento dos pais/detentores de poder paternal para poder participar no Concurso de eleição do Padrinho/Madrinha do Carnaval" (ver listagem de documentos abaixo).