A Câmara Municipal de Almodôvar foi distinguida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. (I.E.F.P.) com a marca Entidade Empregadora Inclusiva, edição de 2019. No Baixo Alentejo, a autarquia almodovarense foi a única a ser distinguida com a marca "Entidade Empregadora Inclusiva 2019".
De acordo com nota enviada à autarquia pelo organismo promotor da iniciativa, a candidatura do Município almodovarense é "demonstrativa de uma cultura organizacional de inclusão e responsabilidade social". A decisão foi tomada pelo Júri no passado dia 10 de outubro e o galardão será entregue em cerimónia oficial a decorrer no próximo dia 9 de dezembro, em Coimbra. Esta iniciativa do I.E.F.P destina-se a empregadores que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam por práticas de referência nos seguintes domínios: Manutenção e retoma; acessibilidades e serviço e relação com a comunidade.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, " esta distinção resulta do trabalho que todos nós fazemos diariamente no sentido de enquadrar pessoas com deficiência, pessoas com dificuldade de mobilidade, pessoas que de outra forma não teriam oportunidades de emprego. Nós vamos conseguindo encontrar soluções para que estas pessoas se sintam parte integrante da sociedade, para que contribuam com aquilo que sabem para o desenvolvimento do nosso concelho, que façam o seu melhor e que se sintam realizados e úteis na nossa comunidade e na vida, é essa a finalidade do nosso trabalho" remata António Bota.
Recorde-se que, em maio do presente ano, ao abrigo de um protocolo entre a autarquia e o I.E.F.P. o Município celebrou contratos de trabalho sem termo com cinco pessoas portadoras de algum tipo de deficiência e incapacidade, dando a todos estes novos colaboradores funções que lhes permitem aumentar a sua autoestima e ajudar as famílias financeiramente, funções que seriam mais difíceis de adquirir no mercado de trabalho a nível geral. No âmbito da melhoria da qualidade de vida desta camada da nossa população, a Câmara tem vindo a proceder igualmente à adaptação de edifícios municipais a pessoas com mobilidade condicionada, nomeadamente através da construção de rampas de acesso, adaptação de W.C. e colocação de cadeiras elevatórias para acesso a andares superiores.
A distinção agora atribuída à Câmara de Almodôvar "não representa uma surpresa em si, mas antes um reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a desenvolver no combate às desigualdades e na promoção da integração de uma camada populacional menos favorecida" destaca o Presidente da Câmara, António Bota.