O Livro e a Leitura são de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano, permitindo-lhe crescer pessoal e profissionalmente, melhorar as suas relações interpessoais, aumentar o seu sentido crítico e capacidade de persuasão. Consciente do grande valor da manutenção de hábitos de leitura em crianças e adultos, a Biblioteca Municipal de Almodôvar, ainda que encerrada ao público, sentiu urgência em retomar a sua atividade o mais depressa possível. Não podendo abrir portas, adaptou-se às contingências para poder prestar o seu serviço à comunidade:
A partir desta semana, e enquanto se impuserem os condicionamentos que têm vindo a ser impostos para controlo e combate do SARS-CoV-2, a Biblioteca Municipal vai proporcionar serviço de empréstimos take-away. A partir de agora, qualquer utilizador inscrito na Biblioteca pode requisitar até 4 livros por mês a partir do conforto de sua casa, via telefone ou e-mail, e agendar data e hora para levantar/devolver as suas reservas. O empréstimo é feito pelo prazo de 1 mês e, visto que as instalações da biblioteca estão encerradas ao público, a entrega dos livros é feita pela porta de serviço.
O serviço de empréstimos é inteiramente gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 13h30, devendo os utilizadores contactar a Biblioteca e indicar os livros (título, autor) que pretendem requisitar ou solicitar ajuda para o efeito. Seja por telefone, através do 286 660 280, seja por e-mail, para o endereço emprestimostakeaway@gmail.com, todos poderão contar com a Biblioteca para os ajudar e aconselhar na escolha do seu livro favorito. Para os mais indecisos ou aventureiros, que procuram livros novos para descobrir, a Biblioteca partilha diariamente na sua página de Facebook sugestões de leitura para miúdos e graúdos.
Nota importante: após devolvidos, todos os livros são obrigatoriamente sujeitos a quarentena, pelo que só voltam a estar disponíveis passados 9 dias, período definido pela DGLAB para o efeito.