O Município de Almodôvar associa-se à celebração da “Festa dos Arquivos” promovida pela Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas - DGLAB.
O Dia Mundial dos Arquivos, celebrado anualmente a 9 de junho, foi instituído pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) e visa consciencializar a sociedade sobre o papel vital que os arquivos desempenham na preservação da memória, na garantia da transparência e no acesso à informação.
Muitas vezes vistos como simples depósitos de papéis antigos, os arquivos são, na verdade, centros dinâmicos de memória e conhecimento. Eles contêm documentos de todos os tipos – escritos, visuais, sonoros e digitais – que registam a história de indivíduos, organizações, governos e sociedades. Os arquivos são o repositório da nossa herança coletiva.
A sua importância reside em várias dimensões:
- Preservação da Memória:
- Apoio à Democracia e Transparência:
- Fonte de Investigação e Conhecimento:
- Salvaguarda de Direitos e Identidade:
- Património Cultural:
Em suma, o Dia Mundial dos Arquivos é uma oportunidade para refletirmos sobre o valor inestimável dos arquivos como guardiões da nossa memória e pilares do nosso conhecimento. São eles que nos permitem conectar com o passado e moldar o futuro.
A foto que se apresenta é composta por 3 digitalizações, partes de um processo da obra do “Porto Largo na Ribeira de Oeiras”, datado de 1886, e integra um dos documentos do arquivo histórico da Câmara Municipal.
- A primeira foto é a capa do processo onde se pode ler o nome do processo, a data e o nome do empreiteiro.
- A segunda foto é a primeira página da memória descritiva onde se pode ler onde se situa a obra. Transcrição: “Porto de Calçada e passadeiras na ribeira d’Oeiras no sítio denominado =porto largo= entre os moinhos do Gregório Carrilho Garcia e Francisco Amaro”
- A terceira foto é planta do projeto.