Nos últimos anos, o Município de Almodôvar tem vindo a apostar na adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, visando a sua qualificação e revitalização para dar resposta a várias problemáticas e colmatar as deficiências existentes. No ano de 2016 foi elaborado o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), que incide sobre quatro Áreas de Reabilitação Urbana (designadas como ARU) - ARU da Vila de Almodôvar, ARU da Aldeia dos Fernandes, ARU de Santa Clara-a-Nova e ARU de Rosário.
A delimitação das ARU tem como objetivos centrais a reabilitação e requalificação do espaço urbano, a proteção e valorização dos valores patrimoniais, materiais e simbólicos e a modernização das infraestruturas, promovendo a eficiência energética e sustentabilidade ambiental, económica e sociocultural. A par, com a criação das ARU pretende-se também promover a requalificação dos espaços verdes, dos espaços urbanos e dos equipamentos de utilização coletiva, promovendo também a melhoria geral da mobilidade através de uma melhor gestão da via pública e demais espaços de circulação.
A definição destas ARU’s permitiu por um lado, alocar a estes territórios investimentos que visam a regeneração urbana e por outro, facilitar e criar incentivos para a reabilitação de imóveis, como por exemplo a definição de benefícios fiscais. Ao nível dos investimentos públicos foi possível concretizar, com o cofinanciamento do Alentejo 2020, as seguintes intervenções:
- Requalificação urbana do Largo de São Pedro (Almodôvar)
- Requalificação do Bairro da Misericórdia (Almodôvar)
- Requalificação do Largo da Oliveira (Aldeia dos Fernandes)
- Requalificação urbanística da Estrada Municipal 515 (Aldeia dos Fernandes)
- Requalificação dos Percursos pedonais da aldeia de Santa Clara-a-Nova
Concluídas as intervenções, importa agora avaliar o grau de satisfação dos residentes das áreas abrangidas, nomeadamente no que respeita ao cumprimento dos objetivos estratégicos traçados para os centros urbanos do concelho.
Porque a sua opinião é importante para nós, colabore! Faça-nos chegar a sua resposta o mais rapidamente possível!
Nota importante:
O presente inquérito é anónimo e confidencial, não sendo exigida a inserção de qualquer dado pessoal.
A informação recolhida destina-se apenas a fins estatísticos no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).