Depois de uma exaustiva operação de restauro, orçada em cerca de 20 mil euros, o Senhor do Calvário já pode ser novamente apreciado, 365 dias por ano, na Praça da República, em Almodôvar. As operações de restauro tiveram uma duração de quase dois anos, após um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, mas também de acordos com foram desenvolvidos com a Direção Regional de Cultura do Alentejo.
A intervenção consistiu na substituição das portas de madeira por vidros transparentes, adequados para resistir ao sol, calor e humidade, de modo a que todos os residentes e visitantes possam apreciar esta imponente obra e prestar a sua homenagem religiosa, da forma que cada um entenda, a qualquer hora e em qualquer dia. António Bota, Presidente da Câmara, sublinha que “para além da questão religiosa local e concelhia, esta obra é ainda mais um motivo de visita turística, de admiração religiosa, de ponto de encontro, para que o turista veja em Almodôvar razões fortes para ficar e explorar as nossas vantagens gastronómicas, museológicas e culturais.
O Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar deixa um agradecimento à Santa casa da Misericórdia de Almodôvar pela visão global de colaboração e de partilha deste monumento, que é uma mais valia para todos.