Caça ao tesouro
Um jogo divertido e fácil de organizar em casa que irá manter toda a família entretida durante algum tempo, consoante a sua imaginação e o grau de dificuldade que der à caça. Poderá fazer a versão o mais simples do “quente ou frio” ou aumentar a complexidade criando um mapa do tesouro cheio de pistas, mistérios e desafios a superar! Pense num prémio final, ao qual todo o jogo conduz e escolha os lugares para esconder as pistas. Escreva as pistas em sequência, de modo a que a pista anterior leve à próxima; a primeira pista é entregue em mão. Dê palpites divertidos e ajude as crianças a descobrir as pistas. Ao pé de cada pista, deixe um pequeno bónus ou um elemento necessário para ultrapassar fases seguintes do jogo. Decore o cenário do prémio final com pompa e circunstância para completar a apoteose e veja os seus filhos rejubilar.
Cozinhar em Família!
Levar os mais pequenos para a cozinha e deixá-los meter a mão na massa (literalmente) vai garantir algumas horas de diversão que serão recompensadas por um aroma delicioso em casa e uns deliciosos queques ou bolachas. Use formas divertidas e deixe com eles a decoração dos bolinhos, eles vão adorar!
Crie uma sala de cinema em casa
Construir uma sala de cinema em casa pode ser mais fácil do que pensa. À partida, convém ter uma boa carteira de filmes ao gosto da família e um balde generoso de pipocas. Depois, é só arranjar espaço para todos, usar um colchão ou espalhar almofadas no chão, apagar as luzes, e já está!
Depois da sala montada, pode aproveitar para visionar filmes online grátis. Neste período de quarentena, são várias as produtoras que os disponibilizam, como é o exemplo da Medeia Filmes. Todas as terças, quintas e sábados, um filme diferente fica disponível no site da produtora (http://medeiafilmes.com) a partir das 12h até ao dia e hora de colocação do filme seguinte (sempre às 12h). Nas próximos dias poderá ver: Embriagado de Mulheres e de Pintura, de Im Kwon-taek (de 28 a 31 de março), Três Cores: Azul, de Krysztof Kieslowski (de 31 de março a 2 de abril), Três Cores: Branco, de Krysztof Kieslowski (de 2 a 4 de abril), Três Cores: Vermelho, de Krysztof Kieslowski (de 4 a 7 de abril).
Procure espetáculos, exposições e livros online
Tentando contornar o cancelamento de inúmeros espetáculos em todo o mundo devido ao surto de Covid-19, vários artistas estão a também a promover publicamente, nas suas redes sociais, concertos e outras performances culturais e artísticas a que pode aceder gratuitamente. Procure-os no Facebook, Instagram e Youtube, conecte o seu aparelho à TV e desfrute de momentos de qualidade em família! Deixamos uma sugestão para quem gosta de circo (os mais pequenos adoram!): o Cirque du Soleil está a disponibilizar gratuitamente um espetáculo com mais de uma hora que por certo fará as delícias de todos. Transforme a sua sala numa tenda de circo e clique aqui para começar o espetáculo! Perante a pandemia, há também centenas de museus uniram-se para promover visitas online que pode fazer em família, sem sair do conforto do lar (saiba mais aqui).
Mantenha-se informado, mas tenha atenção às fontes que escolhe para o fazer.
Devido à emergência dos meios de comunicação digitais e plataformas sociais, há demasiada informação sobre a pandemia à nossa volta, e grande parte dela carece de confirmação ou é mesmo falsa. Mantenha-se atento e informado, mas prefira páginas e meios de comunicação oficiais e fidedignos, e evite informação infundada que possa gerar caos e desinformação. Deixamos a título de exemplo, o site da Direção Geral de Saúde, onde pode encontrar uma seção de perguntas e respostas ou uma área para os mais novos que são atualizadas constantemente e têm toda a informação oficial sobre o Covid-19, em linguagens adaptadas a todas as idades.
“Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus” - Também tendo em consideração o período que atravessamos, a editora Betwein criou e disponibilizou gratuitamente para as crianças e jovens, famílias, escolas, organismos públicos, privados e outros o livro digital “Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus”. Através deste livro, oferece-se uma atividade lúdica para crianças que se viram privadas de aulas devido à pandemia e explica-se, de forma totalmente descomplicada, a realidade vivida atualmente e de que forma podemos combatê-la. Aceda e descarregue aqui, ou solicite o seu envio gratuito através de WhatsApp através de mensagem para o número 912 017 440.
Faça tarefas escolares e tente manter uma rotina de estudo
As escolas estão fechadas e as crianças e jovens estão isolados em casa, mas isso não quer dizer que estejam de férias. Aliás, estudar à distância é um desafio enorme e é importantíssimo manter uma rotina de estudos, por forma a não prejudicar a aprendizagem das crianças. Fale com os professores e crie esquemas de estudo com exercícios orientados por eles ou crie os seus próprios planos, mas não descure esse aspeto. Seja rever a matéria, seja fazer exercícios, seja a consultar plataformas/sites educativos, é fundamental que as crianças continuem a sua aprendizagem durante a quarentena. A RTP disponibiliza uma plataforma que lhe pode ser muito útil neste campo, não deixe de consultar aqui.
Jogo de tabuleiro em tamanho real
Vamos ter muito tempo para brincar, então porque não aproveitar para fazer algo em grande, algo memorável que normalmente não se teria tempo para fazer? Criar um jogo de tabuleiro em tamanho real é um bom exemplo disso e uma excelente ideia. Envolve uma pré-construção do cenário em família, o que já por si é uma atividade divertida e desafiante. No final, toda a família se diverte com o jogo que criou. Comece por desarredar os móveis para arranjar o maior espaço possível numa divisão. Depois, crie as 'casas' e o/os dado/s. Mais uma vez, use a sua imaginação para criar regras, tarefas e desafios, 'castigos' e recompensas que tornem o jogo o mais divertido possível.
Jogos de contas e de maior/menor
A brincar também se aprende, e aprender a brincar é mais divertido! Construa com os seus filhos sinais de maior, menor e igual ou de operações matemáticas e brinque às contas e tamanhos com objetos reais do seu dia a dia. Disponha os sinais ao lado dos objetos, pessoas ou animais, e peça-lhes para os comparar, somar, subtrair, multiplicar ou dividir, consoante o seu grau de aprendizagem.
E se tu fosses...
Para esta brincadeira não são precisos quaisquer materiais, só uma boa dose de imaginação. A família junta-se e um pergunta ao outro o que ele seria se fosse, por exemplo, uma fruta, um animal, uma cor... Esta é uma brincadeira interminável, muito divertida e que estimula a criatividade e a rapidez de raciocínio. Pode impor um tempo limite para resposta e 'castigos' para respostas erradas.
Letras à roda
Jogo educativo muito simples, basta escolher uma letra, fazer uma roda e dizer palavras começadas por essa letra à vez. Quem errar ou demorar a responder, tem um 'castigo'.
Alfabeto comestível
Brincadeira divertida e estimulante que testa e reforça a memória. A primeira pessoa diz "eu estava com tanta fome que comi... (alguma coisa com a letra A)". A pessoa seguinte tem de repetir tudo o que foi dito e acrescentar algo com a letra B. O terceiro tem de voltar a repetir tudo o que foi dito e acrescentar algo com a letra C.
O que vejo em casa
Este jogo é parecido ao anterior mas aqui a família tem de dizer coisas que vê em casa. É ligeiramente mais difícil porque implica que, ao dizer uma palavra, se tenham de repetir todas as palavras já ditas. Se a mãe diz "vejo um sofá", o pai tem de dizer "vejo um sofá e frigorífico" e o filho "vejo um sofá, um frigorífico e uma televisão", e por aí adiante. É um excelente exercício de memória!
Jogo do STOP
O eterno clássico de muitas juventudes, não há quem nunca tenha jogado visto jogar. Desenhe uma tabela e, no alto de cada coluna, escreva um tema/categoria como "nomes", "cores", "países", "filmes", "frutos", entre outras. Escolhe-se uma letra e preenchem-se todos os campos da tabrela com palavras começadas ela letra escolhida. Quem acabar de preencher primeiro a linha grita stop e o jogo para. No final, mostram-se as anotações e dão-se as pontuações: palavras diferentes contam 10 pontos, palavras iguais contam 5 pontos, e em branco 0 pontos.
Histórias cruzadas
Jogo que promete muitas gargalhadas! Dê um papel a cada um dos participantes e peça-lhes para escrever o inicio de uma história. Depois de uns minutos, faça rodar os papeis de forma a que quem está ao lado continue a escrever a história do vizinho. Troquem os papéis quantas vezes quiserem até dar as histórias por terminadas. No final, leiam uns aos outros estas hilariantes histórias cruzadas!
Pintar ou colorir
Atividade muito relaxante para crianças e adultos. Imprima desenhos para pintar (há milhares disponíveis na internet que pode descarregar gratuitamente e imprimir em casa para fazer as delícias dos mais novos. Veja, a título de exemplo, este site. Se quiser também você distrair através da pintura, pode pesquisar por eles na internet, procure páginas como a que lhe sugerimos aqui. Explorem materiais diferentes, com menos risco de sujidade (lápis, canetas) ou mais liberdade para desarrumar (tintas, guaches, colagens diversas, purpurinas, etc.).
Concurso de talentos
Cada membro da família escolhe um talento para apresentar e um júri premeia os mais talentosos ou mais divertidos. Uns podem cantar, outros dançar, contar anedotas...
Festa temática
Se há coisa de que as crianças gostam é do Carnaval. Porque não recriar o dia e fazer uma festa temática onde todos se vestem a rigor? Por exemplo, fazer uma noite dos piratas em que todos os membros da família se vestem de pirata, ou recriar uma família de super-heróis. Pura diversão!
Organize o álbum de fotos da família
Não se limite a partilhar as suas fotos nas redes sociais, imprima-as e prepare um álbum de e para toda a família. Organizar as fotos, relembrar o passado e conversar sobre momentos agradáveis é um momento de qualidade para todos.