Município de Almodôvar

Treino Funcional

 

O treino funcional consiste na prática de exercícios que respeitam os movimentos naturais do corpo: Agachar, empurrar, girar, saltar e correr. Combinados com outras variações os movimentos executados integram todos os grupos musculares. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo - os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio.

Os exercícios são executados nos planos baixo, médio e alto, tanto vertical quanto horizontalmente. Os equipamentos devem ser livres, como halteres, cordas, barras, bolas, cabos, entre outros. A base dos movimentos naturais é o peso do próprio corpo.

Treinando funcionalmente, você pode melhorar a coordenação, o equilíbrio, a força e a resistência em todos os membros, assim aperfeiçoando a definição do corpo, aumentando o seu desempenho no treino e reduzindo lesões degenerativas e dores. O treino funcional apresenta resultados mais rápidos por conta das diversas áreas em que um mesmo exercício pode trabalhar simultaneamente.

Exercícios funcionais são exercícios que trabalham todas as capacidades motoras, e desenvolvem a musculatura, por exigirem estabilização, concentração, e trabalhando todo corpo em apenas um exercício. Em vez de trabalhar apenas um grupo muscular à vez, por exemplo, um exercício funcional pode envolver vários grupos. Este tipo de treino, aplicado corretamente, pode tornar as atividades diárias mais fáceis, reduzir o risco de lesões e melhorar a sua qualidade de vida.

Treino funcional é crossfit?

Não! O treino funcional é a base do Crossfit, mas para ser assim considerado (CrossFit), o treino além deve ser realizado em alta intensidade, constantemente variado, e executado numa Box licenciada.

Exercícios de aptidão funcional irão treinar os seus músculos para trabalhar em conjunto e prepará-los para as tarefas diárias, simulando movimentos comuns que você pode fazer em casa, no trabalho ou no desporto. Ao treinar os músculos para trabalhar da maneira que simulem tarefas diárias, você prepara o seu corpo para um bom desempenho numa variedade de situações do dia-a-dia.