Município de Almodôvar

ATL

Atividades de Ocupação de tempos livres

 

A Câmara Municipal de Almodôvar disponibiliza anualmente um serviço de A.T.L. de verão que visa criar diversas atividades para crianças e jovens durante o período de férias letivas. 

O espaço ATL destina-se a crianças residentes no concelho de Almodôvar, ou que estejam a cargos de familiares residentes no concelho de Almodôvar no decorrer do ATL, com idades compreendidas entre os 3 anos e os 12 anos de idade. 

São objetivos do espaço ATL do Município:

  • Organizar e promover atividades destinadas a crianças dos 3 aos 12 anos de idade, com a finalidade de proporcionar um programa de caráter educativo, cultural, desportivo, ambiental e lúdico;
  • Fomentar a cooperação, entreajuda e espirito de equipa entre as crianças;
  • Estimular a autonomia, a iniciativa e a criatividade das crianças e jovens, apelando a uma participação ativa nas atividades;
  • Estimular o respeito e aceitação das diferenças e o apelo à cidadania;
  • Proporcionar vivências/experiências diferentes;
  • Dar resposta às necessidades das famílias no que diz respeito à incompatibilidade entre os horários de trabalho dos pais/encarregados de educação e o período de férias letivas das crianças

O espaço ATL funcionará no período compreendido entre 01 de julho e 06 de setembro, entre as 08:30 horas e as 18:00 horas, em instalações do Município de Almodôvar. 2. Serão também realizadas atividades no exterior, as quais carecem sempre de autorização do encarregado de educação. 3. O programa será organizado em 5 turnos, por um período quinzenal cada.

As inscrições são feitas nos serviços administrativos da Divisão de Intervenção Social, Educação, Cultura, Desporto e Juventude, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição própria a fornecer pelo Município de Almodôvar, e/ou disponível na página web do Município.

A frequência do espaço ATL implica uma comparticipação no valor de 50.00€/turno, sendo que as crianças que se encontrem posicionadas no escalão 1 do abono de família ficam isentas do pagamento da comparticipação do ATL e as crianças que se encontrem posicionadas no escalão 2 do abono de família dispõem de uma redução de 50% no valor da comparticipação. Há também descontos para encarregados de educação que tiverem mais do que uma criança a freguentar o estaço ATL.

 

Mais informação:

Normas de Funcionamento do Espaço ATL 2019