Início • Atividades • Cultura • Música • Grupos Corais
Surgiu em Maio de 1999, após cerca de 20 anos de paragem do último grupo. Nesta data houve um convite a alguns membros dos antigos grupos, para a formação de um novo grupo coral que viesse posteriormente a representar Almodôvar no Cortejo Etnográfico de S. João, realizado a 24 de Junho de 1999. As “Vozes de Almodôvar” são hoje compostas por 20 elementos exímios na arte de cante, sendo que já contam com um CD gravado e que se intitula de “Cante”. No vasto currículo do grupo é de salientar as suas participações no Cortejo Etnográfico de São João, no programa de televisão "Praça da Alegria" em 1999; no programa Recantos da RTP 2 em 2008, na primeira Feira dos Municípios de Montanha, que se realizou na cidade da Covilhã em 2000, bem como, muitas outras representações a nível local, concelhio e nacional. Presentemente, as “Vozes de Almodôvar” atingiram o apogeu, consequência da experiência adquirida nos mais variados espetáculos realizados, com um repertório que atualmente lhes permite ombrear entre os melhores.
Contactos
:: Gabriel Guerreiro (Responsável) - 925 672 915
:: Vítor Palma (Ensaiador) - 961 049 791
:: vozesdealmodovar@gmail.com
A história do Grupo Flores do Campo começou no Verão de 2010 em que após uma actuação na Praça da República conjunta se avizinhava o fim de um dos grupos corais, facto que provocou o desconsolo de um dos ensaiadores mais conhecidos do Concelho de Almodôvar, o Sr. Joaquim Brás. Numa tentativa de contrariar esta situação e ao mesmo tempo consolar o ensaiador, uma das vozes femininas que agora acompanham este Grupo, D. Bete Cristina, decidiu naquele momento convidar algumas pessoas que se encontravam no local para formar um Grupo novo. Após todas terem respondido com prontidão ao desafio lançado, outras pessoas foram sendo convidadas e o Grupo Coral Flores do Campo conta hoje com cerca de 20 membros, tendo a sua primeira actuação acontecido no dia 4 de Agosto de 2010.
Contactos
:: Maria dos Anjos Teixeira (Responsável) – 927219028
:: Joaquim Brás (Ensaiador) – 968 328 865
:: floresdocampo4.9@hotmail.com
Este grupo nasceu com a realização do cortejo etnográfico realizado no dia de S. João em 1999, sendo que o seu nome surgiu porque antigamente a monda era um trabalho frequentemente realizado pelas mulheres da Freguesia de Santa Cruz. Fundado em 23 de Junho de 1999, este grupo é constituído por mais de uma dezena de elementos e tem como hino “Nós somos as mondadeiras”. Já contam com um vasto repertório que tem alguma preferência pelas músicas ligadas ao Concelho de Almodôvar, à vida do campo e ao Cante ao Menino. As Mondadeiras já gravaram um CD, juntamente com as “Ceifeiras da Semblana” e as ”Andorinhas do Rosário”. Do Sul ao Norte, já percorreram praticamente todo o País em atuações.
Contactos
:: Cidália (Responsável) – 968 051 927
:: Manuel Vinagre (Ensaiador) - 962 907 893
Tudo começou no dia 24 de Junho de 1999 na festa de São João, onde iria haver uma participação de vários grupos com o objetivo de representar os mais variados trajes e utensílios tradicionais e também os cantares alentejanos da nossa região.
O Grupo uniu-se e decidiu também participar representando assim a sua terra, o Rosário, com onze elementos, na altura. Desde aí nunca mais pararam e foram surgindo vários convites para atuações de onde se destacam a Casa do Alentejo, Oeiras, Ervidel, Relíquias, também alguns lares de 3ª Idade, em várias rádios locais, por todo o concelho de Almodôvar nos vários eventos culturais e recreativos, entre outras. Neste momento o grupo é composto por treze elementos e tem como finalidade a divulgação da música tradicional portuguesa e sua expansão para que esta nossa riqueza nunca seja esquecida.
Contactos
:: Fernanda Baltazar (Responsável) - 286 954 300
:: Rúben Luz Lameira (Ensaiador) - 927 075 038
:: rubenluzlameira@gmail.com
Este grupo surgiu em 2014, com a reativação de um antigo grupo feminino da Aldeia dos Fernandes, entretanto desativado. Nessa altura, alguns elementos do anterior grupo decidiram reativar o grupo, contando com o apoio do projeto Altamente Almodôvar/CLDS3G (Esdime/Município de Almodôvar). Atualmente, conta com 16 elementos e tem como hino a moda "Dos Fernandes, Nossa Terra". Conta com um repertório de aproximadamente 12 modas, 3 delas originais ("Aldeias Alentejanas", "Dos Fernandes, Nossa Terra" e "Província do Alentejo"). Têm dois álbuns gravados, onde se podem escutar as mais lindas vozes femininas da freguesia da Aldeia dos Fernandes.
Contactos
:: Amélia Barradas (Presidente da Direção) - 964313782
:: Gabriel Guerreiro (Ensaiador) - 925672915
Um dos mais recentes grupos corais do Concelho, formado em maio de 2013. Surgiu, como tantos outros grupos, de uma brincadeira, e da vontade de unir as mais belas vozes masculinas do Rosário num Grupo Coral da Freguesia, tendo em conta que no Rosário só havia um grupo feminino. Na sua génese, o Grupo contou com 8 elementos; no entanto, dado o grande sucesso do grupo e a dinâmica que gerou no Rosário, hoje integra 20 elementos. Desde a sua primeira atuação em público não têm faltado solicitações: já atuaram para o 1.º Ministro, Pedro Passos Coelho, e para António José Seguro, na OVIBEJA; estiveram na Casa do Alentejo, no Santuário de Fátima e em vários eventos organizados pelo Município de Almodôvar. Têm como principal missão a divulgação do Concelho de Almodôvar e do Cante Alentejano, bens preciosos que guardam no peito e querem mostrar ao mundo. No futuro, pensam formar uma Associação que suporte o grupo e, confidenciam, querem formar um grupo juvenil de Cante, os “discípulos dos Amigos do Rosário”.
Contactos
:: Rúben Lameira (Responsável e Ensaiador) – 927075038
:: rubenluzlameira@gmail.com
O mais recente grupo coral do Concelho, criado no dia 7 de maio de 2014, data do seu primeiro ensaio. Como o nome indica, reúne as mais belas vozes da Aldeia dos Fernandes, e nasceu da vontade de reativar o antigo grupo da Freguesia de Aldeia dos Fernandes, desativado em inícios dos anos 90. Integra membros do antigo grupo que entretanto estiveram no ativo em outros grupos corais, nomeadamente em Ourique e em grupos de imigrantes, no estrangeiro. É uma iniciativa da Associação de Solidariedade Social da Aldeia dos Fernandes, apoiada pela Junta de Freguesia. O atual grupo é composto por 20 homens, Pedro Mestre é quem os ensaia. No futuro pretendem não deixar cair este valioso grupo, promovendo o convívio entre os seus membros e lutando pela salvaguarda deste bem tão valioso que é o Cante Alentejano.
Contactos
:: Luís Martins (Responsável) – 967149637
:: Pedro Mestre (Ensaiador)– 969415729